A Importância do ANDON na Construção Civil

Dando continuidade ao post anterior, serão abordadas diversas ferramentas e dicas do lean construction, explicando as suas respectivas características.

  1. LEAN CONSTRUCTION

 – O USO DO ANDON NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Em obras de diversas empresas no âmbito de construção civil, usa-se um equipamento de automação pertencente ao conceito de LEAN CONSTRUCTION, o qual é denominado por ANDON que em japonês significa lâmpada.

É um sistema que consiste em avisar quando um operário irá parar a sua linha de trabalho, devido a algum problema ou porque não conseguiu executar as suas tarefas dentro do previsto no planejamento. Ou seja, é um gerenciamento visual da linha de produção por meio de cores.

O ANDON funciona através do controle, por parte dos operários, de um interruptor de três seções que são instalados em todos os pavimentos da torre, os quais acendem lâmpadas em um quadro localizado na sala da administração da obra respectivamente Figuras 1 e 2.

Figura 1 – Sistema de cores do ANDON 

Figura 2 – Painéis do ANDON na sala técnica.

Cada seção do interruptor apresenta uma cor diferente a qual representa o andamento do trabalho que está sendo realizado por uma determinada equipe:

Verde = Serviço decorrendo dentro da normalidade;

Amarelo = Existência de algum problema que poderá provocar a parada;

Vermelho = Equipe parada por falta de condições de trabalho.

Essa comunicação visual possibilita à administração fácil comunicação com as equipes de trabalho e identificação das falhas ocorridas, proporcionando agilidade na busca por soluções.

No caso do acionamento da luz amarela o engenheiro ou mestre de obras tem até 30 minutos para solucionar o problema, caso contrário, a luz amarela é substituída pela vermelha. Neste caso, é fundamental que os devidos responsáveis atendam imediatamente ao chamado do operário, na tentativa de minimizar o tempo de quebra da atividade.

Todas as paradas deverão ser registradas com o intuito de evitar reincidências.

Além de auxiliar na comunicação entre os operários da torre e à sala técnica, o ANDON também é bastante utilizado acerca das diferentes disponibilidades do estoque, Figura 3:

Verde = Material com disponibilidade acima do estoque mínimo;

Amarelo = Material com disponibilidade igual ou abaixo do estoque mínimo;

Vermelho = Material com disponibilidade bastante escassa, praticamente em falta;

Figura 3 – Exemplo de indicativos acerca do estoque mínimo.

Da uma conferida no Vídeo do nosso canal: